A placa de Vídeo de referência da série Radeon RX 5700, como base na arquitetura Navi, pode alcansar a marca de 110°C de Temperaturas em uso. isso assustou muitos dos compradores e amantes de HardWare, mais a AMD veio a publico NUMA declaração em seu blog e dize que estas marca de temperatura são "esperadas e dentro das especificações".
A AMD fala que a série RX 5700 pode chegar até os 113°C por causa da maneira que é medida a temperatura de seus "hotspots", o ponto mais quente de uma placa de vídeo durante sua operação.
"Junto com uma rede de sensores está a habilidade de identificar o 'hotspot' em todo o die da GPU. Em vez de definir uma temperatura conservadora de 'pior caso' para todo o die, a série de GPUs Radeon RX 5700 vai continuar a aumentar os clock de maneira oportuna e agressiva até que um dos muitos sensores disponíveis alcance o 'hotspot' ou 'temperatura de junção' de 100ºC. Operar até 110ºC durante um uso típico para games é esperado e está dentro das especificações. Isso permite que a série Radeon RX 5700 de GPUs ofereça performance e clocks muito maiores direto da caixa, enquanto mantém níveis acústicos e de confiabilidade."
Esses tipo de sensores já tinha desde antes, mas na arquitetura Navi, segundo a AMD, é que as novas GPUs alcançam velocidades de clock muito mais "granulares", que melhoram a eficiência energética da GPU.
"Em vez do pequeno número de DPM fixos, a série Radeon RX 5700 tem centenas de 'estados' de Vf (voltage-frequency) entre os pontos do clock ocioso e da frequência teórica 'Fmax' definida para cada SKU da GPU. Essa maneira mais granular e responsiva de gerenciar os estados de Vf da GPU é pareada com uma arquitetura de Adaptive Voltage Frequency Scaling (AVFS) mais sofisticada nas GPUs da série Radeon RX 5700"
Fonte: AMD

